Moda Sustentável 8ºB

 Moda sustentável 

moda sustentável é uma vertente que se preocupa em utilizar métodos que não produzam ou minimizem os impactos ambientais gerados no processo de desenvolvimento de produtos. 


https://www.ecycle.com.br/moda-sustentavel/amp/


Surgimento 


Ela surgiu da necessidade de repensar a conduta da nossa sociedade, do ponto de vista ecológico. Da etapa de produção de tecidos ao consumo desenfreado e descarte de peças usadas, a humanidade tem extraído grande quantidade de recursos naturais não renováveis, poluído e degradado a natureza, sem se preocupar com as consequências disso.


Na moda sustentável, são aplicados métodos que são menos poluentes, como:


Aplicação de corantes naturais e colas menos tóxicas para que não haja a poluição dos oceanos e lençóis freáticos;

Uso de tecidos eco-friendly, onde são usadas fibras orgânicas e que são usados menos água e produtos químicos na produção;

Reutilização e reutilização de tecidos e outros materiais usados e descartados;

A preocupação em produzir peças que possam ser utilizadas por um longo tempo, tendo em vista que a produção voltada para as fast fashions valoriza o consumismo e o descarte rápido das peças, que são usadas em média somente 5 vezes.



A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. De acordo com os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), ela, sozinha, é responsável por 10% das emissões globais anuais de carbono.


Felizmente, cada vez  mais as pessoas estão se conscientizando com relação ao consumo consciente e combatendo o desperdício. Tudo isso para evitar a degradação do meio ambiente e defender o direito dos animais.


Do mesmo modo, várias celebridades tem feito campanha para uma moda mais sustentável. Inclusive, várias marcas de luxo já criaram roupas eco-friendly. Mostramos aqui alguns looks sustentáveis das celebridades.


1 – Gisele Bündchen



2 – Emma Watson



Ela é uma das maiores defensoras da moda ética. Em 2015, Emma também participou do Green Carpet Challenge. Entretanto, o desafio era basicamente que as celebridades usassem uma peça sustentável no tapete vermelho.



3 – Miley Cyrus



Miley é ativista pelo direito dos animais. Além disso, ela também é adepta da moda consciente. No Met Gala de 2018, a cantora usou um vestido Stella McCartney, que é uma das estilistas pioneiras na moda sustentável.


https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-looks-incriveis-dos-famosos-de-moda-sustentavel/


5 mitos sobre a moda sustentável

 1. A moda sustentável é cara

Antes de mais nada, é preciso entender o custo de toda cadeia produtiva. A matéria-prima orgânica chega a ser 50% mais cara do que uma não orgânica e a mão de obra é remunerada de forma justa, recebendo até duas vezes mais. Por esse motivo, a moda sustentável se torna um pouco mais cara do que marcas tradicionais, mas nem tanto quando se considera todo processo por trás de uma peça fabricada.

2. Moda sustentável não tem referência de passarela

Não necessariamente. Certamente existem marcas adeptas do movimento slow-fashion, onde as peças são mais atemporais ou básicas, mas há também marcas que incorporam referências dos principais desfiles internacionais em suas coleções. "Lançamos quatro coleções anuais, que são desenhadas para estar ligadas com o atual momento da moda, com looks que conversam entre si", diz a diretora criativa da Mumo, Luana Goldstein.


3. Consciência no consumo

A moda sustentável reduz os impactos ao meio ambiente, mas ainda os gera. O uso de agrotóxico é menor ou nulo, a emissão de CO2 também é reduzida, mas é impossível não ter impactos. Cada escolha gera um impacto na natureza, é importante ser consciente. É melhor consumir moda sustentável do que tradicional.


4. A qualidade dos tecidos é inferior

Também é mito pensar que a qualidade do produto é inferior em razão da matéria-prima. É justamente ao contrário. As peças são pensadas para serem duráveis e não gerar consumo desnecessário, como nos fast-fashions. Os produtos são feitos com material selecionado e de alta qualidade para as peças terem caimento perfeito no corpo e durarem mais, gerando menos lixo.


5. Se a matéria-prima é sustentável está tudo certo

Ter matéria-prima sustentável é um bom caminho, mas há muito mais coisas a serem consideradas. A sustentabilidade vai além do tecido. É importante se preocupar com toda a cadeia de produção. Matéria-prima, processo produtivo, mão de obra e em ações socioambientais. "Moda sustentável é a somatória de ações ao longo de toda a cadeia. Um único detalhe é marketing e não sustentabilidade", pondera Rodrigo Tozzi, CEO da Mumo.




RESUMO:


Moda sustentável O que é? Moda sustentável é uma vertente que se preocupa em utilizar métodos que não produzam ou minimizem os impactos ambientais gerados no processo de desenvolvimento de produtos. Surgimento Ela surgiu da necessidade de repensar a conduta da nossa sociedade, do ponto de vista ecológico. Da etapa de produção de tecidos ao consumo desenfreado e descarte de peças usadas, a humanidade tem extraído grande quantidade de recursos naturais não renováveis, poluído e degradado a natureza, sem se preocupar com as consequências disso. Mitos A moda sustentável é cara Antes de mais nada, é preciso entender o custo de toda cadeia produtiva. A matéria-prima orgânica chega a ser 50% mais cara do que uma não orgânica e a mão de obra é remunerada de forma justa, recebendo até duas vezes mais. Por esse motivo, a moda sustentável se torna um pouco mais cara do que marcas tradicionais, mas nem tanto quando se considera todo processo por trás de uma peça fabricada.

Comentários