Efeito Estufa 8°B

 O que é efeito estufa? 

Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a temperatura na Terra seria muito baixa, em torno de -18ºC, o que impossibilitaria o desenvolvimento de seres vivos.Existem, na atmosfera, diversos gases de efeito estufa capazes de absorver a radiação solar irradiada pela superfície terrestre, impedindo que todo o calor retorne ao espaço. Parte da energia emitida pelo Sol à Terra é refletida para o espaço, outra parte é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos. Uma parcela do calor irradiado de volta ao espaço é retida pelos gases de efeito estufa, presentes na atmosfera. Dessa forma, o equilíbrio energético é mantido, fazendo com que não haja grandes amplitudes térmicas e as temperaturas fiquem estáveis.



Quais são os gases do esfeito estufa ?

1. Dióxido de carbono: é o mais abundante entre os gases de efeito estufa, visto que pode ser emitido a partir de diversas atividades humanas. O uso de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo, é uma das atividades que mais emitem esses gases. Desde a Era Industrial, houve um aumento de 35% da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.

2. Gás metano: é o segundo maior contribuinte para o aumento das temperaturas da Terra, com poder 21 vezes maior que o dióxido de carbono. Provém de atividades humanas ligadas a aterros sanitários, lixões e pecuária. Além disso, pode ser produzido por meio da digestão de ruminantes e eliminado por eructação (arroto) ou por fontes naturais. Cerca de 60% da emissão de metano provém de ações antrópicas.

3. Óxido nitroso: pode ser emitido por bactérias no solo ou no oceano. As práticas agrícolas são as principais fontes de óxido nitroso advindo da ação humana. Exemplos dessas atividades são cultivo do solo, uso de fertilizantes nitrogenados e tratamento de dejetos. O poder do óxido nitroso de aumentar as temperaturas é 298 vezes maior que o do dióxido de carbono.

4. Gases fluoretados: são produzidos pelo homem a fim de atender às necessidades industriais. Como exemplos desses gases, podemos citar os hidrofluorocarbonetos, usados em sistemas de arrefecimento e refrigeração; hexafluoreto de enxofre, usado na indústria eletrônica; perfluorocarbono, emitido na produção de alumínio; e clorofluorcarbono (CFC), responsável pela destruição da camada de ozônio



Pontos positivos!

O fato do CO2 fazer a temperatura aumentar tem um lado positivo. Ao reter parte da radiação solar e impedir que o calor se dissipe, o gás ajuda a manter a temperatura média da Terra como positiva. Caso contrário, pesquisas indicam que poderia ser aproximadamente dez graus negativos.

 

Além disso, com a intervenção humana, o gás carbônico ajuda no combate de muitos incêndios, pois ele está presente em extintores para apagar o fogo gerado por equipamentos elétricos energizados, como motores, cabos, entre outros equipamentos.

 

O gelo-seco nada mais é do que o dióxido de carbono em seu estado sólido. Ao entrar em contato com a pressão atmosférica, ele é aquecido e se transforma na fumaça utilizada em festas, boates e casas de shows. Por fim, também é responsável pela efervescência em refrigerantes e demais bebidas gaseificadas, garantindo um sabor ácido característico.


Pontos negativos!

1. Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar.

2. Agravamento da segurança alimentar, prejudicando as colheitas e a pesca.

3. Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas.

4. Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, provocando também ondas migratórias.

5. Escassez de água em algumas regiões.

6. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial.

7. Riscos de conflitos em decorrência da escassez de recursos naturais.

8. Problemas de saúde provocados pelo aumento do calor.

9. Previsão de aumento da temperatura em 2ºC até 2100, comparado ao período pré-industrial (1850 a 1900).


Como evitar o efeito estufa?

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, entre os anos de 2010 e 2050, a emissão de gases de efeito estufa deve ser reduzida de 40% a 70%. Para isso, os países devem estabelecer metas de redução da emissão desses gases.

Uma das possibilidades, que já é realidade em alguns países, é o uso de fontes alternativas de energia, renováveis e limpas, substituindo o uso de combustíveis fósseis. Além disso, ações cotidianas podem colaborar para conter o efeito estufa, por exemplo:

→ Reduzir a utilização de transportes em pequenos trajetos.

→ Optar pelo uso de bicicletas ou de transporte coletivo.

→ Usar produtos biodegradáveis.

→ Incentivar a coleta seletiva.

Fontes de pesquisa!

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm

https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/


Fake news sobre o efeito estufa


1- Alguns sites de noticia disseram assim: Imagine um comerciante de varejo que lucrou muito com o calor absurdo de janeiro de 2019 lendo que fevereiro vai ser mais quente do que o mês anterior e que será o mais quente da história, sem uma gota de chuva.

Empolgado com a notícia que leu em seu celular, já foi preparar o seu estoque de ar condicionado, ventiladores, umidificadores e outros artigos de calor. Quem fez isso, sem consultar um especialista, se deu mal.

Esta fake news é recente e foi espalhada pelo Whatsapp. Teve origem depois que o bloqueio atmosférico impediu o avanço de frentes frias em janeiro e também devido o início do El Niño, que é o aquecimento do Pacífico Leste. Com isso, a pessoa que criou esta fake news, supôs que fevereiro seria igual ou ainda mais quente.

Como esta mensagem envolveu o nome do INMET e do INPE – órgãos oficiais de meteorologia do Brasil – os próprios institutos colocaram uma nota em suas páginas iniciais desmentindo a notícia.

2- Alguns sites e usuários de redes sociais alegaram que de alguma forma o aquecimento global que é fruto do agravamento do efeito estufa nao existe 

3- E outros usuários das redes sociais criaram uma fake news de que o aquecimento global é invenção de uma opinião política denominada ‘’esquerda’’


Comentários