Lixo Orgânico 8ºA

Participantes

Bianca Gladzik

Isabela Pusterla 

Ana Letícia Sampaio 

Valentina Adorno 


Lixo orgânico

lixo orgânico ou resíduo orgânico é um tipo de lixo de origem biológica (animal ou vegetal), e que é produzido nas residências, empresas, escolas, dentre outros.

·       Restos de alimentos (carne, vegetais, frutas, ossos, etc.)

·       Papel usado (higiênico e etc.) 

·       Sacos de café e chá

·       Cascas de ovos e Sementes

·       Folhas, caule, madeira

·       Dejetos humanos

Esses tipos de resíduos devem ser descartados corretamente pois, além do mau cheiro, contaminam o solo e a água por conta da sua decomposição. Não é aconselhado que vá para os aterros sanitários pois, em céu aberto, a comida apodrece e gera chorume, que é um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. 

A compostagem transforma o lixo orgânico em adubo e pode ser feita em casa. Há dois tipos de compostagem: a tradicional, feita apenas com a decomposição do material orgânico, e a feita com minhocas, conhecida como minhocasa.

Que tal aprendermos a fazer a compostagem tradicional? Peça ajuda de um adulto e vamos lá!

Você vai precisar de:

·      1 pote de sorvete, uma lata de tinta ou um balde

·      Matéria seca: papelão, cascalho de árvore, serragem, folhas secas, aparas de grama e/ou palha de milho

·      Material úmido: resto de leite, filtro de café usado, borra de café, cascas de frutas, sobras de verduras e legumes e/ou iogurte

·      Luvas 


FONTES:

https://www.todamateria.com.br/lixo-organico/amp/

https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/01/como-aproveitar-o-lixo-organico

https://amp.ecycle.com.br/524-lixo-organico.html


Fake or News

1-    O lixo orgânico não serve para nada. 

Muitas vezes imaginamos que o lixo não apresenta nenhuma utilidade, entretanto, estamos completamente enganados. O lixo orgânico pode ser utilizado, por exemplo, na produção de adubo orgânico, o qual pode ser utilizado na agricultura.

2-    O lixo orgânico não serve para compostagem.

 O lixo orgânico é transformado em adubo orgânico na compostagem, um processo que funciona como uma reciclagem do lixo orgânico. Para isso, micro-organismos são utilizados para realizar a decomposição do material orgânico, sob condições adequadas de temperatura e umidade, por exemplo.

3-    O Brasil produz pouco lixo orgânico. 

No Brasil, nós produzimos cerca de 774 milhões de toneladas de resíduos sólidos orgânicos. Infelizmente apenas 1% de toda essa quantidade é reciclado.

4-    O lixo orgânico não pode ser reciclável

Lixo orgânico é qualquer resíduo que tenha origem vegetal ou animal. O lixo orgânico, por mais que cause doenças e prejudique o planeta, ao ser eliminado de forma correta também pode ser reciclado, podendo virar combustível e adubo. Existem duas formas de reciclar o lixo orgânico: a compostagem, gerando adubo para ser usado em plantações, e por meio da produção de biogás.


FONTES:

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/lixo-organico.htm

https://veganbusiness.com.br/qual-tipo-de-lixo-voce-produz/

https://www.reciclasampa.com.br/artigo/voce-sabe-as-diferencas-entre-lixo-organico-e-reciclavel


Principais atividades desenvolvidas pelo grupo (resumo)


Nosso trabalho é sobre lixo orgânico, sendo este um tipo de lixo de origem biológica (animal ou vegetal), esse tipo de resíduo deve ser descartado corretamente pois pode provocar mal cheiro, poluição de água e solo. Ele também pode ser utilizado na produção de adubo orgânico. 


Para o nosso trabalho nos estamos fazendo posters, que irão sinalizar qual “tipo de lixo” deve ser descartado na lixeira orgânica e qual deve ser descartado na lixeira reciclável, além disso estamos falando sobre algumas medidas que devem ser tomadas no refeitório, este projeto está sendo feito em parceria com o grupo sobre lixo reciclável. 



 

Comentários