Lanche Saudável - Cantina da Escola 8ºA

 Projeto: alimentação saudável.

COMPONENTES DO GRUPO:

THIAGO DE SENA

PEDRO MELO

ANA JULIA

MIGUEL

JOAO VITOR.

Decidimos fazer esse trabalho pelo motivo que a pandemia fez com nós ficarmos em casa e por causa disso nós ficamos muitos mais preguiçosos e com isso a nossa alimentação ficou muito menos saudável e ficamos fora de forma, e nós decidimos que na escola que e onde nós estudantes ficamos mais tempo do dia deveríamos acrescentar uma alimentação mais saudável. Nisso decidimos que faremos esse trabalho também por que ele será contributivo com não só nós, mas com todos os integrantes da escola pois vimos que a cantina contém muitos lanches mas nada que seja totalmente saudável ou que não contenha muita coisa gordurosa e fritura por isso adicionaremos comidas sejam sucos ou lanches saudáveis.

Componente: Pedro Melo 


16/8/2021

Quem tem colesterol alto não pode comer ovo: Fake. O aumento do colesterol não está relacionado apenas aos níveis de colesterol encontrados nos alimentos. Está associado a questões como a prática de atividade física, genética, ganho de peso e dieta pobre em fibras e gordura trans. “Por isso, o consumo do ovo, por si só, não costuma aumentar o nível de colesterol a ponto de ser um risco para a saúde” explica a nutricionista.

  

Beber água quente com limão em jejum emagrece: Fake. Essa técnica não elimina a gordura e não existe nenhuma comprovação científica sobre isso. A especialista reforça ainda que nenhum alimento é capaz de eliminar peso. “Alguns alimentos podem ajudar na perda de peso como os termogênicos, que aceleram o metabolismo e o gasto de energia, como a cafeína”. A ingestão de líquido, de forma geral, ajuda também na hidratação e desinchaço do organismo. Para perder peso e queimar gordura deve-se diminuir as calorias totais ingeridas durante o dia, consumir menos açúcar, alimentos ricos em gorduras e praticar exercícios físicos.

  

Chocolate diet engorda menos do que o tradicional: Fake. Apesar de não ter açúcar, o alimento diet tem mais gordura saturada que os produtos convencionais para chegar ao sabor próximo ao açúcar, podendo ser mais prejudicial à saúde e conter mais calorias. Não é recomendado para dietas de emagrecimento, e sim para diabéticos.


Chocolate diet engorda menos do que o tradicional: Fake. Apesar de não ter açúcar, o alimento diet tem mais gordura saturada que os produtos convencionais para chegar ao sabor próximo ao açúcar, podendo ser mais prejudicial à saúde e conter mais calorias. Não é recomendado para dietas de emagrecimento, e sim para diabéticos.

  

Carboidratos int​egrais não engordam: Fake. Os alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os alimentos refinados. A única diferença é que são ricos em vitaminas, minerais fibras e são absorvidos pelo corpo mais lentamente o que dificulta que a pessoa engorde, por ter saciedade por mais tempo. Mas se forem consumidos em excesso, também podem elevar o peso

  

Bebidas vegetais: o que são? De onde vem?

 

O leite pode estar em um monte de coisa que a gente come todo dia desde quando levanta: misturado no café, em pães, bolos, no purê, nas sobremesas… Não é à toa que ele é considerado um elemento-chave na alimentação do brasileiro. Com toda essa presença, ele é a nossa principal fonte de cálcio, componente importante para a formação dos ossos e o desenvolvimento da estrutura corporal. Mas, e quando não é possível consumi-lo por conta de alguma espécie de intolerância ou alergia, gosto ou, ainda, por uma mudança de hábito alimentar? A resposta vem sendo a bebida vegetal!

9 alimentos que aumentam a imunidade e blindam a saúde 

1. frutas cítricas

Você provavelmente já sabe que limão e laranja são bons para resfriados, né? De fato essas frutas são ótimas para a imunidade, assim como tangerina, kiwi, acerola e abacaxi. A razão desse conhecimento popular é a vitamina C, que não é produzida pelo organismo e é ingerida na alimentação. Além do papel imunológico, são ricas em antioxidantes, auxiliam na perda de peso e melhoram a saúde da pele e dos cabelos. Entendeu, né  

2. frutas em cascas

Se você costuma descascar as frutas como maçã e pera, melhor rever seus hábitos. Boa parte de vitaminas e minerais que funcionam como antioxidantes ficam nas deliciosas casquinhas, além de sere ricas em fibras . Se lavar direitinho, pode comer sem medo de ser feliz!

3. Alimentos verde-escuros

Brócolis, couve, rúcula e espinafre são exemplos de vegetais que acumulam recomendações positivas dos nutricionistas por serem um combo de nutrientes riquíssimo. Se você quer aumentar a ingestão de vitamina C, do complexo B e de bônus as fibras, aposte neles.

4. castanhas

As castanhas – como são conhecidas as oleaginosas – são verdadeiras fontes de alegria e praticidade na alimentação. Os óleos encontrados nessas sementes têm alto teor de gordura boa e uma dose de antioxidantes, que combatem os radicais livres. Não só são excelentes lanches, como curingas na comidas veganas  e valem para incrementar qualquer prato.


5.Batatas,cenora e outros tubérculos


Apesar do nome complicado, são todos aqueles legumes que crescem debaixo da terra. Então beterraba, alho, gengibre, mandioca, batata-doce e cenoura são alguns exemplos desses alimentos ótimos para a imunidade, já que contam com carotenoides e vitaminas diversas. Quer mais benefício? Eles duram bastante tempo se conservados direitinho, viu!

6.Água

Se pensarmos que 70% do corpo é composto de água, já dá para ter uma ideia da importância dela para a imunidade. Além de beber água purinha mesmo, dá para consumir uma parte em alimentos como tomate cru, pepino, melão e melancia. São bem aguados com todo respeito e ajudam a regular a pressão alta por serem diuréticos e a fazer cocô todo dia . Tudo funciona melhor quando a gente se hidrata!

7. Iogurtes

O poder desses alimentos está na manutenção da saúde intestinal, colaborando com as bactérias do bem e que fazem tudo funcionar lindamente. O intestino é a parte do corpo que filtra e elimina substâncias tóxicas, então você já sabe a importância de cuidar dele, né?

8. Cogumelos

Faz bem, é gostoso e é um ingrediente queridinho da culinária vegana. Cogumelos como shiitake e shimeji são ricos em selênio, um poderoso antioxidante, e também em ácido fólico, um participante importante na produção dos glóbulos brancos – os responsáveis pela defesa do organismo.

9. Feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico

As leguminosas fazem parte de um grande grupo de alimentos ricos em zinco, o nutriente que ajuda o sistema imunológico no combate de gripes e resfriados. Se você já era fã de feijão antes, agora tem mais um motivo para deixá-lo no cardápio de todos os dias!

chocolate amargo pode melhorar sua imunidade

chocolate amargo também é rico em antioxidantes e com pelo menos cinquenta a setenta por cento de cacau aumenta o fluxo sanguíneo, melhora a saúde intestinal e alivia o estresse - todos os efeitos que podem indiretamente fortalecer o sistema imunológico.

                                                 

RESUMO CONEXÃO

PARTICIPANTES:

PEDRO MELO 

THIAGO DE SENA

MIGUEL TERRALUNA

ANA JULIA 

                                                             TEMA: LANCHE SAUDAVEL 

   Bem a proposta no início do trabalho era incluir lanches saudáveis na cantina e que ajudaria os alunos a ter uma escolha melhor pois ficamos muito tempo meio sedentário pela pandemia e com isso veio a mal alimentação com isso em mente o trabalho era para incluir os lanches. Mas, como na cantina já havia a maioria dos lanches que iriamos incluir mudamos a rota e fomos fazer um cardápio virtual para os alunos para que eles tenham todos os lanches em mente e que possam fazer uma escolha mais saudável. Nesse cardápio iriamos colocar todos os lanches e horários e dias que eles são distribuídos na cantina e se eles são saudáveis mais ou menos ou são besteiras. E poderíamos colocar mais coisa tipo: como perder gordura da comida que você comeu fazendo alguns exercícios básicos e promovendo sempre a motivação para os alunos começarem a fazerem atividades físicas simples que todos deveriam fazer mas, essas propostas mais novas e longas teríamos que colocar no nosso site para que possa ser acessado e usado pelos alunos e pelas pessoas que acessarem. Esse e a proposta feita por mim e pelos integrantes do nosso grupo espero que todos gostem e usem isso.


FEITO POR: PEDRO MELO RODRIGUES GOMES.


FONTES:

https://antigo.saude.gov.br/fakenews/47213-alimentacao-e-fake-news , https://qbemqfaz.com.br/

https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/fake-news-faz-mal-a-saude-conheca-5-noticias-falsas-sobre-alimentacao

Comentários